Por que produzir roupa gasta tanta água?

Você sabia que uma única camiseta de algodão gasta cerca de 3 mil litros de água pra ser produzida? Eu descobri essa informação quando eu comecei a pesquisar sobre o assunto, mas eu não entendia exatamente como essa água é gasta e pra encontrar essas informações eu tive que pegar de lugares diferentes e juntar. Se não tem fácil por aí, um dos motivos é que não tem demanda de gente querendo saber o assunto, porque de fato a maioria das pessoas não se importa. A gente quer ver tudo pronto, se vestir bem e pagar barato. Talvez foi aí que a coisa desandou por tanto tempo. A falta de informação sobre os processos fez com que os problemas ficassem escondidos debaixo do tapete. Com um pouco de luz jogada sobre o assunto, as empresas e os orgãos responsáveis são pressionados a cuidar melhor, ainda que muito longe do ideal. 

Usaremos aqui o exemplo do algodão, produto do qual o Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de China, índia, Estados Unidos e Paquistão.  Até se transformar nas roupas que são vendidas nas lojas, existem algumas etapas e cada uma requer água em diferentes quantidades. Vamos a elas de uma forma bem simplificada:

Plantação

No caso das fibras naturais, como o algodão e o linho, por exemplo, elas são cultivadas e precisam de uma intensa irrigação para crescer. Quando a localização da plantação é ruim, ou seja, não tem muita chuva na região, ela precisa ser irrigada artificialmente.

Agrotóxicos e pesticidas

No caso do algodão convencional, é feito um controle de pragas com pesticidas e esses produtos precisam ser diluídos na água. Através de máquinas eles são borrifados nas plantas. Só o algodão é responsável por cerca de 10% dos pesticidas utilizados no Brasil, com uma média de aplicação de 28 mil litros por hectare.

Beneficiamento

Após a colheita, a planta do algodão passa por um processo mecânico onde a fibra é separada da semente e aglomerada para se tornar o fio, que através da tecelagem se torna a malha. Nessa etapa é feito um processo de limpeza das impurezas ou manchas das fibras para prepará-las para o tingimento.

Tingimento

No tingimento os tecidos são imersos na água com os corantes para se chegar na cor desejada. Nessa etapa é imporante que a fábrica tenha um tratamento da água adequado para não despejar no meio ambiente essa água contaminada com as tintas. 

Estamparia

No caso das estamparias de silk comum, que são aquelas telas, primeiro eles passam tinta na tela, depois eles lavam a tela para fixar o desenho a ser estampado. Quando aquela tela não vai mais ser usada, eles lavam ela de novo pra desgravar o desenho fixado. Quanto mais cores o desenho tem, mais telas são necessárias, ou seja, mas uso de água.

Lavagem

Antes de serem enviadas às lojas, as roupas geralmente são lavadas para tirar a goma do tecido e melhorar sua aparência e suavidade. 

__

Embora a indústria da moda esteja trabalhando para reduzir seu impacto ambiental, como o desenvolvimento de técnicas de cultivo sustentável, uso de corantes naturais, reciclagem de água e estamparia digital, ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido. 

A conscientização dos consumidores e a demanda por roupas produzidas de forma sustentável também desempenham um papel importante na promoção de mudanças positivas nesse setor.

Comentários

Postagens mais visitadas